“Como Pedra”, de Luckas Iohanathan, foi anunciado como parte da Seleção Oficial do Festival de Angoulême e concorre ao Fauve d’Or, o prêmio de Melhor Álbum do tradicional evento francês. Ao todo, 44 obras fazem parte da seleção, entre elas algumas HQs estrangeiras lançadas no Brasil, como “A Estrada”, o volume 2 de “Dementia 21” e o terceiro volume de “O Verão em que Hikaru Morreu”.
Publicado no Brasil pela Comix Zone em 2023 e lançado na França em agosto deste ano, pela editora iLatina, “Como Pedra” venceu o Prêmio Jabuti nesta terça-feira (19).
A HQ é centrada em uma família, que luta pela sobrevivência no sertão. Além da seca e da fome, eles ainda têm um desafio extra, a filha do casal, aprisionada em uma cadeira de rodas, enfrenta uma doença silenciosa que a priva do movimento e da voz. Quando um grupo de peregrinos chega à casa da família, falando em nome de Deus, a realidade se torna um sonho febril.
O resultado do Fauve d’Or e das demais categorias do Angoulême serão revelados durante a edição 2025 do festival, que acontece entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro.