A partir desta sexta-feira (15) até domingo (17), a Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, recebe o IV Festival Mário de Andrade. Durante o evento, a DarkSide Books vai promover o lançamento do livro ilustrado “Nick Carter e André Breton: Uma Investigação Surrealista”, de David B..
A obra, lançada originalmente em 2019 pela editora francesa Soleil, dialoga diretamente com o tema do festival, que neste ano celebra os 100 anos do primeiro “Manifesto Surrealista” de André Breton. Com uma programação inteiramente gratuita, o evento reúne feiras de livros, mesas de debates, rodas de conversa, espetáculos teatrais, shows e exposições.
No sábado (16), das 14h às 15h, uma mesa de debate será dedicada à obra de David B., no Jardim Contemplativo. Participam da conversa a crítica Maria Amélia Jannarelli, o tradutor Diogo Cardoso e o editor Paulo Raviere.
Na história, André Breton, o fundador do movimento surrealista, sente-se muito desamparado. A sua esposa desapareceu da sua vida, os seus companheiros surrealistas partiram ou foram excluídos e, acima de tudo, parece que perdeu o que compunha a alma do movimento surrealista. Então ele contrata seu amigo, o detetive Nick Carter, para investigar e encontrar essa coisa indescritível que supostamente foi roubada dele.
Em outubro, o Fora do Plástico noticiou com exclusividade que a DarkSide Books traria ao Brasil duas obras do quadrinista David B.: o livro ilustrado “Nick Carter e André Breton: Uma Investigação Surrealista” e a HQ “Epiléptico”.