Homem-Borracha por Kyle Baker

30 outubro 2024

De Kyle Baker
480 páginas
Panini Comics | 2024
Tradução: Erick Garcia

A edição emborrachada de Homem-Borracha, que reúne toda a fase escrita e desenhada por Kyle Baker, se apresenta visualmente como um desenho animado infantil. No entanto, apesar do traço cartoon e um tom voltado para a comédia pastelão, a HQ tem uma abordagem irônica e madura, incorporando um subtexto inteligente repleto de metanarrativa.

Baker retorna às origens de Homem-Borracha, o gângster Eel O’Brian, que foi atingido por ácido em um assalto a uma empresa de compostos químicos. Após abandonar sua vida anterior, Eel se torna um super-herói e agente do FBI. Porém, sua nova realidade está prestes a mudar quando ele passa a ser o principal suspeito de um assassinato. Este é o ponto de partida para os 20 episódios da era Baker.

O quadrinista foca nos aspectos cômicos e grotescos, explorando quebra de quarta parede, problemas e (soluções) improváveis, piadas, reviravoltas insanas e até deboche com a própria mitologia do Universo DC. Diante dessa proposta ousada e corajosa, o quadrinho traz histórias livres de continuidade, ou seja, não é necessário ter acompanhado a cronologia do personagem.

O primeiro arco é dedicado a funcionar quase como uma história de origem. O humor absurdo, as resoluções, o mistério da trama, tudo se encaixa de maneira eficaz. Já o segundo ciclo, que traz o Homem-Borracha como pai adotivo de uma adolescente, começa de forma promissora, mas, com o tempo, as histórias se tornam muito diretas e vão de um lugar para o outro em um ritmo frenético até demais para a série. Embora nunca tenha sido a proposta de Baker criar narrativas profundas, a abordagem adotada demonstra cansaço no decorrer dos episódios.

O trabalho gráfico de Kyle Baker é o que mais chama atenção e, por que não, é o que reforça essa experiência tão exagerada e irreverente. Com um estilo desenho animado e ambientes minimalistas, ele aproveita esse propósito cômico para brincar com a anatomia, movimento e expressividade dos personagens.

Lançada pela Panini Comics, Homem-Borracha de Kyle Baker é uma obra sem limites, que mistura modernidade e nostalgia. Consegue ser ao mesmo tempo crítica e pastelão, oferecendo uma experiência divertidamente única.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado