A campanha de “Arquivo Ota”, artbook dedicado ao lendário quadrinista e editor Ota, está prestes a chegar ao fim. Caso 150% da meta estipulada sejam alcançados, a editora responsável pela obra, MMarte, irá republicar a HQ “Pornô Comics”, escrita e desenhada por Ota em 1982. É possível apoiar a campanha AQUI, até o dia 5 de novembro.
Pornô Comics é ambientada em uma passeata nudista que ocorreu na praia de Ipanema, em 1982, em comemoração aos 60 anos da Semana de Arte Moderna. O evento foi organizado pelo Movimento de Arte Pornô, um grupo de poetas performáticos e amigos do Ota, que na época produziu cerca de mil exemplares da publicação. O MoMA – Museu de Arte Moderna de Nova York possui cerca de trinta produções do grupo em seu acervo, incluindo a de Ota. A publicação será enviada a todos os apoiadores junto a “Arquivo Ota”, caso o financiamento coletivo alcance a meta estendida. Atualmente, a campanha já bateu 120%.
“Arquivo Ota” é o resultado de um trabalho de curadoria que vasculhou décadas de criação para reunir originais raros, layouts e esboços que revelam o processo criativo de Ota, memorabilia e itens que celebram momentos importantes, correspondências com grandes nomes nacionais e internacionais das HQs, além de documentos históricos e curiosidades. A previsão de lançamento do artbook é para dezembro, na CCXP24, com a presença dos autores, os designers Bruno Porto e Marcelo Martinez, e o editor da MMarte, Márcio Paixão Junior, que desenvolveram o livro ao lado da família de Ota.