De Mac Barnett e Shawn Harris
320 páginas
Baião | 2024
Tradução: Érico Assis
O Primeiro Gato no Espaço e a Pizza (Quase) Impossível é daquelas leituras que nos transportam para um lugar delicioso da infância. A aventura proposta por Mac Barnett e Shawn Harris é justamente voltada para o público infantil, mas pode divertir quem já cresceu e é capaz de levar consigo na leitura aquele olhar de encantamento dos pequenos. A premissa por si só já é cômica, a humanidade corre perigo, porque ratos estão roendo a lua. Diante dessa situação inédita, o planeta precisa de um herói: um gato, claro.
A sequência de situações que se seguem após o início da viagem espacial do nosso felino protagonista são lúdicas e muito divertidas. Os demais personagens, como a Rainha Lunar e o robô cortador de unha, só colaboram para o humor inocente, porém bastante sagaz da trama. Barnett e Harris conseguem tornar o nonsense um elemento marcante da HQ, afinal, se ratos podem roer a lua e um gato pode ser o grande salvador dos humanos, por que não abraçar de vez as situações mais curiosas e absurdas? É possível imaginar as gargalhadas gostosas de uma criança enquanto lemos.
Essa sagacidade é o que torna a leitura uma possibilidade também para os adultos. Evidentemente, é possível perceber que estamos diante de uma história infantil, mas várias das sacadas e das situações caóticas em que os personagens são colocados mostram que esse é um quadrinho que pode entreter qualquer leitor.
A arte de Harris traduz perfeitamente esse tom descontraído, sem amarras, de O Primeiro Gato no Espaço. Um dos destaques é, sem dúvidas, os letreiros que cumprem muito bem sua função na HQ e se integram às ilustrações para causar impacto em várias cenas.
Publicado pela Baião, selo da Todavia voltado para as infâncias, O Primeiro Gato no Espaço e a Pizza (Quase) Impossível é o quadrinho ideal para presentear uma criança e se divertir ao lado dela. Quem é capaz de não dar nem uma risadinha, quando encontra uma história que abraça o melhor do humor nonsense?