Após perder o irmão, Zoe Thorogood anuncia que lucros de HQ serão doados para instituições de saúde mental

15 outubro 2024
Por Fora do Plástico


Em setembro, a quadrinista Zoe Thorogood, que esteve no Brasil para o FIQ-BH em 2024, perdeu seu irmão mais novo. James tirou a própria vida aos 23 anos. Diante do luto e da situação difícil que sua família vive, Zoe decidiu que precisava fazer algo para ajudar outras famílias. Ela anunciou que todos os lucros de “É Solitário no Centro da Terra”, publicado originalmente pela Image Comics, serão doados para instituições de caridade que trabalham com atendimento na área da saúde mental e ajudam a deter o número crescente de jovens que cometem suicídio na Inglaterra. Após o anúncio, as editoras das edições italiana (BAO Publishing), francesa (HiComics) e espanhola (Norma Editorial) disseram que vão igualar as doações.

A HQ, lançada no Brasil pela Conrad, é uma história autobiográfica que conta das batalhas com depressão e problemas de saúde mental da quadrinista.


Em entrevista ao The Guardian, Zoe revela que foi uma reação instintiva. “Fiquei em choque por alguns dias e acho que me senti desesperada para fazer algo. Foi depois de uma conversa que tive com meu pai, onde concordamos que as coisas boas tinham que vir disso para o nosso próprio bem…. Este livro é sobre saúde mental, apresenta James, e é como eu faço dinheiro – fez todo o sentido para mim”, disse.

Zoe Thorogood e sua família ainda não decidiram quais instituições de caridade se beneficiarão dos lucros gerados pelas vendas da HQ.

Se você estiver passando por um momento difícil, procure o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece atendimento sigiloso e gratuito por telefone (no número 188), por e-mail e por chat.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado