“Okinawa”: Mangá de Susumu Higa será publicado no Brasil

1 outubro 2024
Por Fora do Plástico


Desde o final da década de 1980, o mangaka Susumu Higa conta histórias sobre  a cultura e a região de Okinawa, a ilha mais ao sul do arquipélago japonês. Em 2023, a editora norte-americana Fantagraphics compilou todo este material, que foi lançado originalmente nas edições “Sword of Sand”, de 1995, e “Mabui”, de 2010, em um único volume: “Okinawa”. Esta edição foi licenciada por uma editora brasileira, como revela o catálogo da agência am-book.

O mangá é uma coleção de histórias curtas que leva o leitor da Batalha de Okinawa, em 1945, até seus efeitos nos dias de hoje. O autor resume os eventos por meio de capítulos da vida de vários personagens antes, durante e depois da guerra. Além disso, Higa explora também os impactos da ocupação e do militarismo dos governos dos EUA e do Japão.

Susumu Higa

Okinawa foi o local da batalha terrestre mais destrutiva da Guerra do Pacífico. Atualmente, o arquipélago é a prefeitura mais pobre do Japão e anfitrião relutante de 75% de todas as bases militares dos EUA no Japão. Apesar de todo este histórico, em “Okinawa”, as histórias não tomam um lado. Não há heróis ou vilões. Personagens de todos os lados podem ser igualmente humanos ou desumanos.

A edição da Fantagraphics figurou na lista de melhores lançamentos do The Guardian e Washington Post em 2023. Apesar de já ter seus direitos vendidos, “Okinawa” não teve editora revelada, muito menos previsão de publicação.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado