A JBC anuncia republicação do livro que deu origem à série “Shōgun: A Gloriosa Saga do Japão”

30 setembro 2024
Por Fora do Plástico

A editora JBC anunciou, através do Omelete, a republicação do livro que inspirou a popular série “Shōgun – A Gloriosa Saga do Japão”. O livro homônimo, escrito por James Clavell, será lançado em 2025, quando a editora completa 30 anos.

Publicada originalmente em 1975, a obra mistura elementos históricos e ficcionais para representar o Japão do século XVII. A trama retrata a ascensão ao poder de Yoshii Toranaga (inspirado no xógum Tokugawa Ieyasu), através do olhar de um navegador inglês ficcional chamado John Blackthorne, enquanto tenta sobreviver e influenciar os poderes locais.

O livro faz parte da chamada “Saga Asiática”, de James Clavell. Ao todo são seis romances independentes entre si, escritos entre 1962 e 1993, todos centrados na relação entre a Ásia e o ocidente e o impacto causado pelo choque das duas civilizações. “Shōgun” é o terceiro na ordem de publicação, mas o primeiro na ordem cronológica dos acontecimentos retratados.

Edição original de 1975, em inglês, de “Shōgun – A Gloriosa Saga do Japão”.

A série estrelada por Hiroyuki Sanada como Toranaga não é a primeira adaptação do livro. Em 1980, foi produzida uma minissérie para TV, que obteve grande sucesso de público e crítica e ajudou na popularização da obra original. Consagração que se repetiu em 2024, quando a nova adaptação produzida pela FX se tornou recordista de premiações no Emmy, ao levar 18 troféus para casa, incluindo Melhor Série Dramática. A série pode ser assistida no serviço de streaming Disney+.

No Brasil, “Shōgun – A Gloriosa Saga do Japão” foi lançado por diferentes casas editoriais ao longo dos anos. A última foi a editora Arqueiro, que publicou o livro em 2008. Ainda não há detalhes sobre a edição da JBC.

A JBC não é uma editora de mangás?

Embora seja bastante conhecida pela publicação de mangás e quadrinhos brasileiros, a JBC também é uma editora de livros, mesmo que tenha publicações mais esporádicas em prosa. Para manter a linha editorial, são publicadas obras de alguma maneira relacionadas ao Japão ou até mesmo a mangás lançados pela editora, além de novels (livros em prosa, porém acompanhados de ilustrações).

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado