Prêmio latino-americano de design premia capa de mangá da Veneta

18 setembro 2024
Por Fora do Plástico

O Latin American Design Awards (LADAWARDS), prêmio que reconhece os melhores projetos gráficos da América Latina, teve como destaque em 2024 a Casa Rex, estúdio de design comandado por Gustavo Piqueira e Samia Jacintho. Ao todo, foram 15 projetos do estúdio premiados no LADAWARDS, entre eles o projeto gráfico do mangá “Vida à Deriva”, de Yoshihiro Tatsumi, publicado pela Veneta em 2021.

A edição brasileira de “Vida à Deriva”, composta por um box e dois livros, com design de Gustavo Piqueira, foi premiada na categoria Editorial, com o “raio de ouro”. O LADAWARDS divide seus troféus, que têm formato de raio, entre ouro, prata e bronze.

O mangá de Yoshihiro Tatsumi era inédito no Brasil até a publicação da Veneta. A obra é um testemunho do mundo editorial e do Japão na segunda metade do século XX, através das experiências do próprio mangaká. Vencedor de prêmios voltados para os quadrinhos como o Tezuka, o Angoulême e dois Eisner, “Vida à Deriva” agora também pode acrescentar uma premiação de design à lista.

A parceria da Casa Rex e da Veneta é longeva e já rendeu outros prêmios a ambos, sobretudo no BDA Brasil Design Award e na Bienal Brasileira de Design Gráfico, com projetos de HQs como “Carolina”, “King e Black Dogs”, “Talco de Vidro” e “Tungstênio”. Em 2015, a capa da Casa Rex para “Do Inferno” venceu o consagrado Communication Arts Awards – Design Annual, premiação internacional realizada nos EUA.

Além de capista, Gustavo Piqueira é também autor da Veneta, tendo publicado pela editora dois quadrinhos “Ar Condicionado” e “Domex”.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado