O multipremiado Jérémie Moreau está entre os autores mais relevantes de sua geração no cenário francês. Inédito no Brasil, o francês de 37 anos está prestes a ganhar a sua primeira publicação em terras tupiniquins. Em outubro, o selo infanto-juvenil Outra História – Oh!, da editora Veneta, lança “O Discurso da Pantera”, HQ publicada originalmente em 2020 pela Editions 2024, na França.
A obra apresenta seis histórias que refletem sobre as grandes questões da existência humana: a memória, o sentido da vida, a amizade e a morte. São narrativas interligadas protagonizadas por animais como o estorninho aventureiro que se perde de seu bando durante uma revoada, o bebê elefante que tenta aprender com seu avô a história do mundo e a sábia pantera do título.
Com 18 anos, Moreau venceu o Prêmio Angoulême, em uma categoria voltada a estudantes da França. Em 2012, pelo seu primeiro quadrinho “Le Singe de Hartlepool”, escrito por Wilfrid Lupano, venceu na categoria Jovem Talento. Já em 2018, recebeu o mais importante reconhecimento no Festival, o Fauve d’Or, por “La Saga de Grimr”.
Em suas obras, o autor gosta de abordar a natureza e questionar os comportamentos do homem, muitas vezes na forma de fábulas animais, como é o caso de “O Discurso da Pantera”.
Vale lembrar que, a HQ foi anunciada com exclusividade pelo Fora do Plástico, na Rodada de Lives de 2022.