O bárbaro Sláine MacRoth volta a ser lançado no Brasil, agora pela editora Monumental, que anunciou a novidade em um post em sua página no Instagram. O personagem criado por Pat Mills e Angela Kincaid e publicado nas páginas da lendária revista britânica 2000 AD, é inspirado na mitologia celta, em histórias que misturam fantasia, violência e elementos sobrenaturais.
Em seu anúncio, a Monumental revela que irá lançar a origem do personagem, embora não tenha dado detalhes sobre quais são as revistas correspondentes, apenas que é um material inédito no Brasil e originalmente publicado em 1983, ano da primeira aparição de Sláine nas páginas da 2000 AD. A editora deve revelar em breve quais histórias irão compor seu álbum, que entra em pré-venda no mês de outubro.
De acordo com informações ao canal 2quadrinhos, a editora adotará o formato pocket para essa edição, com o objetivo de publicar o maior número de histórias do personagem no Brasil. A Monumental ainda revelou que a 2000 AD se interessou pela ideia de uma publicação em formato econômico.
No Brasil, Sláine chegou a ter revista própria, entre 2000 e 2001. Depois passou a ser publicado pela Mythos, nas revistas Heavy Metal e Juiz Dredd Megazine, além de três álbuns: “Sláine – O Deus Guerreiro” (2018), “Sláine – Matador de Demônios” (2021) e “Sláine – Senhor da Desordem” (2022).
Especializada em edições limitadas e no resgate de quadrinhos clássicos, a Monumental publicou até o momento apenas dois quadrinhos. Em 2023 a editora lançou “1.000.000 De Anos Atrás!”, de Joe Kubert e Norman Maurer, e neste ano publicou “Thun’da Tales”, de Frank Frazetta.