A editora goiana Go!!! Comics lança, no dia 06 de setembro, uma campanha no Catarse para publicar “A Estranha Morte de Alex Raymond”, de Dave Sim e Carson Grubaugh. Esse é o segundo quadrinho da editora, que lançou no início do ano uma edição integral de “Leão Negro”, de Cynthia Carvalho e Ofeliano de Almeida, em parceria com o selo Mandrake Books.
Conhecido pelo longevo e às vezes polêmico “Cerebus”, Dave Sim explora em “A Estranha Morte de Alex Raymond” não apenas a carreira e o legado do icônico criador de Flash Gordon, mas também as circunstâncias misteriosas que cercam sua morte, em um acidente de carro aos 46 anos. Com publicação prevista para janeiro de 2025, a HQ vai além de uma biografia tradicional, ao mergulhar em teorias conspiratórias e reflexões sobre o papel dos quadrinhos e dos quadrinistas na cultura popular. Além do próprio Raymond, o quadrinho é povoado por outros grandes nomes da história da nona arte, como Milton Caniff e Hal Foster.
O tradutor da obra, Érico Assis, comenta em um texto para o blog da editora Go!!! Comics sobre a complexidade do quadrinho de Sim e Grubaugh. “Li ‘A Estranha Morte de Alex Raymond’ quando o álbum saiu, em 2021. Eu havia acabado de ler ‘Cerebus’, as 300 edições, há pouco tempo. Para manter o tema automobilístico, eu já tinha sido atropelado por Dave Sim e em, ‘Estranha Morte’, parece que ele deu ré e passou por cima do meu corpo“, conta.
Érico ainda explica que Sim decidiu fazer essa HQ, porque, semi-aposentado, aprendeu a desenhar como os grandes mestres dos quadrinhos. “Ele quer explicar a você como que desenhar igual a Raymond o levou a entender como Raymond morreu”. Ao longo das 332 páginas, Dave Sim realmente mimetiza o traço do seu biografado e torna o estilo da arte parte do contexto da história. É também nesse ponto que entra o coautor Carson Grubaugh, que colabora no visual.
A edição da “Go!!! Comics” segue o projeto gráfico original da editora canadense Living the Line Books. É possível apoiar “A Estranha Morte de Alex Raymond” até o dia 09 de novembro.