De Ersin Karabulut
72 páginas
Comix Zone | 2022
Tradução: Fernando Paz
Ersin Karabulut retoma em “Até Aqui Tudo Ia Bem…” as histórias curtas de ficção científica que vimos em “Contos Ordinários De Uma Sociedade Resignada”, HQ que esteve em nossa lista de melhores leituras de 2021, também publicada pela Comix Zone. Como parte da mesma “coleção” de antologias do autor, repleta de ironia e crueldade, o quadrinho perturba o leitor por nos fazer pensar no mundo que vivemos hoje.
Ao longo de nove contos, Karabulut demonstra ser um talentoso contador de histórias pela diversidade dos temas que explora, fazendo com que cada um (à sua maneira) chame a atenção do leitor. Além de, sem dúvidas, o maior destaque dessa antologia: trazer questionamentos aos nossos valores, comentários sociais afiados e muita provocação.
Entre os nossos preferidos, citamos “A Idade da Pedra”, “Dot” e “O Mundo de Ali”. No geral, a receita é a mesma do quadrinho de 2021, porém, comparando as duas obras, o primeiro volume tem um saldo ainda melhor, na nossa visão. O que não significa que “Até Aqui Tudo Ia Bem…” seja um quadrinho aquém das expectativas.
As ilustrações do autor também são um grande destaque. De acordo com o que cada história pede, ele alterna o estilo de desenho e a colorização.
A melhor palavra para definir a antologia de histórias de Ersin Karabulut é desconcertante. Em “Até Aqui Tudo Ia Bem…” você vai ter novamente uma experiência chocante, através de fábulas inventivas que escancaram como nossa sociedade caminha para o abismo.