Como ajudar os profissionais dos quadrinhos afetados pelas enchentes no RS

9 maio 2024
Por Fora do Plástico
Foto: Gilvan Rocha / Agência Brasil

As enchentes no Rio Grande do Sul, desde o dia 29 de abril, afetaram milhares de pessoas em todo o estado, entre eles vários profissionais dos quadrinhos que perderam suas casas ou tiveram danos significativos. Ao longo dos últimos dias, têm sido realizadas campanhas de doação para ajudá-los a atravessar esse momento. Abaixo, reunimos a relação de profissionais atingidos e as respectivas maneiras de colaborar:

Rafael Fritzen (quadrinista)

– Doações via PIX: contato.fritz@outlook.com

Diego Gerlach (quadrinista)

– Doações via PIX: diego.gerlach@gmail.com
– Compra de kits de apoio ao artista no site da Revista Pé-de-Cabra

Talita Grass (quadrinista, escritora e revisora)

– Doações via site Vakinha: Clique AQUI

Marcelo Grisa (escritor e jornalista)

– Doações via PIX: marcelogrisa@gmail.com

Felipe Xavier (ilustrador)

– Doações via PIX: felipexavierilustrador@gmail.com

Kézia Trentini (ilustradora)

– Doações via PIX: keziatrentini@gmail.com

Luciano Ribeiro (roteirista)

– Doações via PIX: 741.019.510-04 (CPF)

Gabriel Kolbe (quadrinista)

– Doações via PIX: gabrielkolbe@gmail.com

Brasa Editora

– Doações via PIX: eventos@brasaeditora.com.br

Livraria Taverna

– Doações via PIX: livrariataverna@gmail.com

Editora Jambô

– Doações via campanha solidária no Catarse: acesse AQUI

Dínamo Estúdio (Daniel HDR)

– Doações via PIX: contato@dinamoestudio.com.br


Ações solidárias nos quadrinhos

No meio dos quadrinhos, várias mobilizações têm sido feitas para destinar doações à população do Rio Grande do Sul. Alguns exemplos são as rifas solidárias da Prado’s Art & Design Studios; a mobilização da Tai Editora, na cidade de Taquara; a venda de originais da Graphic – MSP “Cebolinha – Recuperação”, feita pelo quadrinista Gustavo Borges, que será revertida em donativos, e o recebimento de doações na Quanta Academia de Artes, para serem levadas aos Correios, em São Paulo. Além disso, um leilão com artes originais de vários desenhistas renomados foi feito no sábado (11), organizado pela Chiaroscuro e pelos quadrinistas Rafael Grampá e Rafael Albuquerque. O valor será revertido para a ONG Ação da Cidadania. Uma nova edição está prevista para o próximo fim de semana.

Dificuldades logísticas

Com o fechamento do aeroporto de Porto Alegre por quase um mês, quadrinistas e editoras que participariam do FIQ, que acontecerá entre os dias 22 e 26 de maio, precisaram rever se será possível se deslocar a Belo Horizonte. Soma-se a isso as dificuldades logísticas geradas pelas inundações, uma vez que várias vias que cortam o estado estão interditadas.

Em meio a tantas incertezas, o que alimenta a esperança é a solidariedade. São muitas as iniciativas, além de todas as citadas acima, para colaborar. É possível ver um apanhado AQUI. 

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado