Há trinta anos, no dia 1° de maio de 1994, morria Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1, após um trágico acidente no circuito de Ímola, na Itália. Tudo foi dito, ou quase, durante os tributos que se seguiram, ao longo dos anos, a um dos pilotos mais homenageados da história. Senna dá nome a ruas, praças e outros espaços pelo Brasil.
Por ocasião do trigésimo aniversário de sua morte, a editora francesa Glénat reeditou em abril a biografia em quadrinhos “Ayrton Senna, histoire d’un mythe”. Com autoria de Lionel Froissart, Christian Papazoglakis e Robert Paquet, a obra foi lançada originalmente em 2014, pela própria Glénat. A nova edição da HQ conta com oito páginas extras de depoimentos e fotografias de Lionel Froissart, jornalista francês especialista em automobilismo.
No Brasil, a primeira versão do quadrinho foi publicada também em 2014, com o nome “Ayrton Senna: A Trajetória de Um Mito”, pela Nemo.
Considerado hoje um dos maiores pilotos de todos os tempos, Ayrton Senna era, no entanto, um ilustre desconhecido até a largada do Grand Prix de Mônaco de 1984. Enquanto o principado está sob um dilúvio e a maior parte dos pilotos perde o controle do carro, o jovem brasileiro causa sensação no volante de um Fórmula 1 de segunda classe e tem uma performance impressionante, que o leva à dianteira da corrida e ameaça o campeão Alain Prost.
Esse dia marca o início da lenda que se escreveu durante os dez anos seguintes, nos quais Ayrton Senna trouxe emoção para o Campeonato mundial de Fórmula 1, até sua morte trágica no Grand Prix de Ímola.
Série da Netflix
Nesta terça-feira (29), a Netflix divulgou um teaser com as primeiras cenas da minissérie “Senna”, produção protagonizada por Gabriel Leone, que estreia ainda em 2024. Segundo o streaming, ao longo de seis episódios, “Senna” vai mostrar pela primeira vez a trajetória de superação, desencontros, alegrias e tristezas de Ayrton, desbravando sua personalidade e suas relações pessoais. O ponto de partida é o começo da carreira automobilística do tricampeão de Fórmula 1, quando ele se muda para a Inglaterra para competir na Fórmula Ford, e segue até o trágico acidente que tirou sua vida.